Sumário

                                       

ORAÇÃO DO MASSOTERAPEUTA

 

Comemora-se no dia 25 de maio o dia Nacional do massoterapeuta

 

Benditas mãos firmes e suaves, que transmitem no toque.

O bem - estar, o calor humano, quando deslizam sobre a pele, a massagear este universo do corpo.

Benditas mãos a irradiarem energia cósmica, que curam, através do contato direto, intimo, neste linguajar silencioso do tocar, pegar, segurar, independente de sexo, credo ou raça.

Benditas mãos que destroem couraças, a reprimirem emoções, fazendo, emergir, do fundo da alma, traumas, neuroses, que tanto sofrimento nos causa.

Bendito és tu Massoterapeuta, que nasceste com o dom divino de curar, ouvir, em silêncio, lamentos, desabafos, confidências, nesta profissão de terapeuta do corpo e da alma.

 

 

 

                                      O que você gostaria de saber sobre os tipos de massagem ?  

 

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações, para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

 

Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão.

 

Apesar de haver muitos tipos particulares de massagem, existem apenas alguns tipos básicos e primordiais de massagem. As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas categorias: Energéticas e Fisiológicas.

 

As primeiras buscando a reorientação da energia vital (chi, ki, prana) e as segundas buscando a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso. Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins. Desde massagens para bebês e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado. As massagens hoje em dia estão cada vez mais enraizadas nas culturas chegando até mesmo a grandes empresas.

 

massagem sueca é um estilo de massagem desenvolvido na Suécia por Pehr Henrik Ling, no século XIX.

Ling era ginasta e esgrimista. Pesquisou estilos de massagens antigas, como a dos romanos e dos chineses e estudou a relação tipo de manobra versus velocidade e intensidade da mesma e qual o efeito no organismo humano. A massagem no Ocidente, muito popular na Grécia e na Roma antiga, foi praticamente banida na idade média, devido a dogmas religiosos, que viam toda forma de atividade corporal, como algo pecaminoso. Esse fato não ocorreu no Oriente, por isso na época de Per Henrik Lin, os chineses ainda preservavam suas técnicas avançadas de terapias corporais, como o Anmá e o Tuiná.

 

O principal benefício fisiológico da massagem sueca é a expulsão do ácido lático das fibras musculares. Muito útil para atletas e pessoas com dores musculares decorrentes de tensão.

 

Seu estilo ficou conhecido em toda a Europa e estudantes de vários países aprenderam sua técnica e a disseminaram no Ocidente.

 

Aqui no Brasil, a massagem sueca também ficou conhecida como "massagem clássica".

As manobras baseiam-se em movimentos de deslizamento, amassamento, rolamento, tapotamento, fricção e alongamento. Todas as manobras seguem um sentido específico (geralmente em direção ao coração, facilitando o retorno do sistema venoso. E sua pressão pode variar de Leve a moderada, e em alguns casos profunda ou muito profunda, de acordo com o objetivo a ser alcançado.

 

 Shantala é uma técnica de massagem descoberta por Frédérick Leboyer, e consiste num momento diário de afeto entre mãe, bebê e  criança.

 

É uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.

 

O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.

 

 Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.

 

gestante.jpgbebé.jpg

 

 

                                                         Reflexologia

 

      É a ciência que lida com o princípio de que exixtem áreas de " reflexo " nos pés, nas mãos que correspondem a todos os órgãos, glândulas ou parte do corpo.

 

      Embora ambas, massagem e reflexologia, envolvem o uso da mãos para fazer o tratamento, elas tem fundamentais diferenças:

 

      A massagem é a manipulação sistemática e científica dos tecidos moles do corpo e a reflexologia é a aplicação de pressões específicas para refletir pontos nos pés e nas mãos.

 

     As principais áreas reflexas trabalhadas são: reflexo palmar, podal, auricular, vertebral, facial, cranial; e separadamente reflexos da boca, dentes e nariz.

 

                                               Na coluna vertebral

 

A técnica das percussões da coluna vertebral consiste em efetuar suaves percussões com o dedo médio fletido, atingindo áreas sobre a apófise espinal de vértebras escolhidas nas regiões inter e paravertebrais, com a polpa do dedo médio, estando a unha cortada o mais rente possível.

 

coluna.jpg

 

Nos pés

 

Os praticantes desta técnica (podoreflexoterapia) acreditam que existem pontos nos pés que refletem a situação da saúde do corpo humano por inteiro. Por isto, estimulam-se estas áreas para aliviar dores, distúrbios orgânicos, emocionais (leves) e de várias partes do corpo, gerando assim um grande equilíbrio corporal, da maneira mais simples possível.

 

Sir William Osler (n. 12 de Julho, 1849 – f. 29 de Dezembro, 1919) médico canadense, sendo um dos ícones da medicina moderna, chamado por vezes de "pai" dela, era um conhecedor e defensor da Reflexologia Podal, tendo um dia afirmado que: "Quando os nervos dos olhos e dos pés forem corretamente entendidos, haverá menos necessidade de intervenções cirúrgicas".

 

Pés.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                        Nas mãos

 

O mesmo princípio se aplicaria às mãos. Nas mãos e nos pés, a região mais próxima à ponta dos dedos corresponderia à cabeça e a região mais próxima ao pulso e ao tornozelo à região do quadril. Observe-se que recentemente vem se desenvolvendo um sistema equivalente à acupuntura, com aplicações de agulhas na mão (Korio Soo-Ji-Chim). Atribui-se sua origem ao coreano Tae Woo Yoo em 1975.

reflexo mão.jpg

 

 

                                                           Nas orelhas

A auriculopuntura é uma da técnicas de estimulação, de origem chinesa, para a qual se tem testado hipóteses quanto ao seu mecanismo de ação através da reflexologia, especialmente por conexões anatômicas, já identificadas, do pavilão auricular com o sistema nervoso autônomo - SNA. A auriculopuntura, portanto é uma possibilidade terapêutica que se fundamenta na medicina tradicional chinesa e experiências empíricas com poucos resultados publicados.

 

auriculoterapia.jpg

                                                         Massagem Desportiva

 

Cada modalidade esportiva usa grupos de músculos de diferentes maneiras.

O massoterapeuta direcionado ao esporte deve estar familiarizado com cada grupo muscular mais solicitado.

E com cada modalidade esportiva, a fim de identificar o stress de cada atleta.

 

Realizada unicamente em pessoas em perfeitas condições de saúde, destinada a uma função tonificante e estimulante.

 

Consiste numa técnica de massagem profunda, com manobras de deslizamen-

tos, fricções e de amassamentos.

 

Que leva a uma movimentação rigorosa em toda massa muscular, recomendável para pessoas que participam de atividades físicas, esportes como Hobby ou profissionalmente.

 

Promovendo uma maior resistência muscular, evitando assim as câimbras, distensões, torção, precoses, a recuperação do atleta e fantástica.

 

Auxiliando assim o atleta na promoção de melhorar a amplitude de seus movimentos e flexibilidade dos músculos.

Em se tratando em atleta top de linha, em qualquer modalidade a massagem desportiva e indispensável.

Já existe uma progamação pré estabelecida na grade do atleta.

Dentre os diversos benefícios desta técnica, podemos destacar:

 
  • Prepara a musculatura para o exercício
  • Aumenta a circulação sanguínea
  • Elimina as toxinas da musculatura
  • Previne lesões da musculatura e tendões
  • Tonifica o tecido muscular
  • Estimula a produção de adrenalina
  • Alivia as dores pós-treino

 

 

                                          QUAL A DIFERENÇA DA MASSAGEM RELAXANTE PARA A DESPORTIVA?

 

O principal objetivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa. Suas manobras são mais calmas para que o corpo libere hormônios como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo.Para quem pratica atividade física e quer potencializar seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea, deixar a pessoa “mais agitada” antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”.

 

                                        CONCLUSÃO SOBRE O QUE É MASSAGEM DESPORTIVA

 

Mesmo que você não seja atleta é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados esperados.

 

Como vimos, o ideal é utilizar não só a massagem desportiva, mas todas as técnicas como forma de prevenção de doenças e não apenas para tratamento.

 

                                                      O que é massagem modeladora ?

A massagem modeladora é uma massagem feita com movimentos mais fortes e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele.

A atribuição de que ela quebra gorduras é controversa, já que muitos médicos afirmam que é impossível quebrar a gordura apenas com o movimento das mãos.

Mesmo assim, a massagem atua também na circulação, melhorando o metabolismo da região. Dessa forma, ela acaba sendo eficiente contra a celulite, mas apenas nos graus leve e moderada. Podem ser usados acessórios para aumentar a intensidade da massagem como: rolos com pequenas ventosas, bolinhas com texturas, luvas com texturas, entre outros. 

                                                   Indicações da massagem modeladora

As principais finalidades da massagem modeladora são ativar o metabolismo local, aumentar a circulação sanguínea e estimular respostas neuromusculares, o que dá a impressão de estar com o corpo mais rígido logo após o procedimento. Esse efeito também ajuda a reduzir a celulite no local, apenas se ela for leve ou moderada. Porém, não se pode dizer que ela é capaz de quebrar gorduras, já que é impossível fazer isso com as mãos. É mais comum que a massagem acabe sendo feita com muita força e prejudique as fibras que sustentam a gordura, causando flacidez em longo prazo.

A massagem modeladora tem movimentos mais vigorosos que a drenagem linfática, executados de forma rápida e firme. Utiliza movimentos como deslizamento, amassamento, pinçamento e percussão. Geralmente ela é restrita a áreas com grande acúmulo de gordura, como: abdômen, quadris, culote, glúteos, coxas e às vezes nos braços.

Pode haver dor, mas não deve ser algo excessivo. Não deve haver hematomas nas regiões em que a massagem for feita, isso indica que o procedimento foi executado de forma errada, com muita pressão na região. Além disso, as marcas roxas significam má oxigenação na área, algo que vai contra os princípios da técnica. 

A massagem modeladora deve ser feita uma ou duas vezes por semana, e normalmente o tratamento deve ser contínuo, para ter a manutenção dos resultados. Mas em pessoas com alimentação balanceada e atividade física constante indica-se após o tratamento uma sessão a cada 15, 20 dias após a obtenção do resultado esperado. Cada sessão dura em média de 30 a 40 minutos, e pode haver um intervalo de 48 a 72 horas entre cada uma delas, de acordo com a avaliação do profissional.

A massagem deve ser feita por um profissional de confiança, para que não deixe hematomas

É importantíssimo que a massagem modeladora seja feita por profissional capacitado.

Profissional realizando massagem modeladora - Foto: Getty Images

 

 

 


Total de visualizações no mês de Abril